A Univisa participou de reunião com a GGPES e o Gadip no dia 22 de março para tratar de Progressão e Avaliação de Desempenho. O objetivo da reunião foi apresentar problemas que os servidores trouxeram ao conhecimento da Associação, no que diz respeito à cronologia de análise das Avaliações de Desempenho Individual para fins de Promoção e Progressão, e quanto ao tratamento dispensado pela Gerência Geral à devolução das Avaliações de Desempenho Individuais (ADI) dos servidores. Tratamos também da publicação de promoções e progressões em ordem cronológica diferente da data de posse do servidor na Anvisa, o que chamou atenção dos servidores que deveriam ter progredido no mesmo grupo, seguindo a tempestividade das datas de ingresso na Agência.
Na reunião, a Univisa solicitou que a GGPES contemple os servidores preteridos, respeitando a cronologia do ingresso na Anvisa, por meio da publicação em blocos, de Progressões e Promoções às quais fazem jus.
A área da GGPES responsável pela Progressão informou que, na ausência de critério definido, vinha usando como referência a data de entrada do e-mail do servidor-solicitante que reivindicava progresso na carreira.
Quanto às devoluções das ADIs para correções, foi esclarecido que a GGPES busca aperfeiçoar o procedimento de avaliação para que se torne cada vez mais preciso, afastando as avaliações formais, que não destacam os servidores que se esforçam para o fortalecimento da Anvisa. O objetivo da GGPES é estimular a meritocracia, a geração de avaliações que possam ser utilizadas para um modelo de gestão por competência, para progressão acelerada, capacitações.
Encaminhamentos:
- O consenso foi pelo seguimento da ordem cronológica de ingresso na Anvisa nas análises dos documentos necessários para publicação da progressão/promoção dos servidores. Para isso os servidores precisam verificar se os documentos necessários para publicar sua progressão e promoção foram encaminhados à GGPES. Pedimos que os servidores estejam atentos as datas que cada um poderá progredir ou alcançar promoção, e verifique junto a chefia imediata se os documentos foram encaminhados, quer por e-mail, ou por SEI. Destacamos que os servidores devem enviar e reenviar os títulos e as comprovações das horas de capacitação juntamente com as ADIs, para facilitar o processo;
- Existe orçamento para promover e para progredir servidores que alcançaram os prazos, títulos e horas de treinamento;
- Considerando a possibilidade de atrasos na publicação da progressão e da promoção, a GGPES passa a devolver apenas as ADIs que não possam ser sanadas pela equipe que analisa as avaliações, na própria GGPES. Portanto, quanto mais precisa estiver a ADI mais facilitado será o processo. Destacamos que apenas dois servidores realizam a análise das ADIs e os processos de progressão e de promoção. A Univisa destacou que grande número de servidores passará a ter o direito à promoção para Classe Especial nos meses de março, abril, maio e junho de 2019, devido ao concurso de 2004, e a posse desses servidores no ano de 2005. Esse evento irá demandar ainda mais os servidores que tratam desses processos na GGPES, o que requer mais esforço para reduzir ao máximo os atrasos. É importante que o servidor seja promovido e que tenha progredido tempestivamente.
A Univisa também apresentou a seguinte pauta:
- Estabelecimento da Progressão Acelerada em todas as áreas da Anvisa, segundo critérios publicados em portaria específica;
- Atuação da Diretoria Colegiada junto ao Ministério da Economia para reconhecimento dos títulos de pós-graduação dos servidores da Anvisa, obtidos antes da posse na Anvisa, para fins de progressão e promoção na carreira;
- Sugestão para modelo de gratificações na Nova PAF;
- Implementação de fato da Remoção Interna Anual, por meio de Processo de Remoção, com publicação de edital;
Para estes itens foi sugerido a criação de uma Oficina para trabalhar esses temas, que contaria com a ajuda de outras áreas de gestão da Anvisa e Univisa. Continuarmos a tratar do todos os temas.
Precisamos do apoio dos servidores.