HORÁRIO FLEXÍVEL: VANTAGEM PARA SERVIDOR E INSTITUIÇÃO.

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Os servidores da Anvisa lotaram o auditório da agência para acompanhar o debate promovido pela Associação Univisa sobre horário flexível de trabalho, ontem (dia 05/08). A presença massiva demonstra apoio à adoção das sete horas corridas de trabalho na agência, pleito que a Univisa defende. Entre os expositores estavam quatro gerentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão onde o horário flexível vem sendo praticado com grande vantagem para servidores e instituição. O gerente de Desenvolvimento Organizacional Jeann Karlo de Melo Vieira, responsável pelo projeto das 7h corridas na Anatel, enfatizou que a proposta surgiu da própria gestão da autarquia, e que até o momento tem levado a melhorias no funcionamento da agência. “Tivemos aumento de produtividade com o maior comprometimento dos servidores com os resultados buscados. Segundo ele, pesquisas internas revelaram que a qualidade de vida do servidor também melhorou. “Aumentou o convívio familiar e os compromissos pessoais foram deixados de fora do trabalho”. Na Anatel, as turmas de servidores se revesam entre 7h e 20h, horário de atendimento do órgão. São cumpridas 35 horas semanais, mais cinco de sobreaviso. “Mas o servidor que desejar, pode continuar cumprindo oito horas”, esclareceu Jean karlo. O Gerente de Talentos e Desenvolvimento Organizacional, Hélio Leal, disse que o foco deixou de ser o cumprimento de horário para se concentrar no resultado do trabalho, enfatizando que os diretores da Anatel apóiam amplamente o horário flexível. Outra pesquisa realizada recentemente pelos Recursos Humanos da autarquia revelou que 98% dos servidores estão satisfeitos com o horário flexível, enquanto 83% dos gerentes também o aprovam.A gerente da Unidade de Atendimento ao Público (Uniap) da Anvisa, Aline Chagas, falou sobre o horário flexível praticado pelos servidores de sua área. Na Uniap, duas turmas se revezam cumprindo seis horas de trabalho ininterruptas, entre 7h e 13h e entre 13h e 19h. De acordo com ela, o atendimento melhorou com o novo horário cumprido pelos servidores, o que traz ganho em imagem positiva para a Anvisa. “Se melhoramos o ambiente de trabalho dentro de casa, isso se desdobra na melhoria do trabalho que a Anvisa presta à sociedade”, frisou Aline. A gerente enfatizou que o resultado da adoção do novo horário na Uniap é amplamente positivo. ”Sou categórica em dizer que dá certo!”. Aline explicou que a possibilidade de pratica do horário alternativo está respaldada em regulamento do Governo Federal prevendo que órgãos que trabalham por 12 horas ininterruptas com atendimento ao público têm a prerrogativa de organizar dois turnos de 6h para seus servidores. O debate contou ainda com os gerentes de Cultura e Clima e de Gestão e Inovação da Anatel, Rodrigo Menezes e Bruno Vieira. Ambos unânimes em apontar que o sistema só traz benefícios. O diretor geral adjunto da Univisa, Diogo Penha, que conduziu o debate, disse ao final do encontro que os servidores devem permanecer mobilizados pela adoção do horário flexível na Anvisa, pois não há movimento por parte da direção para adoção do sistema.

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